"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

17 de julho de 2008

Substituindo o Ovo

Uma da dificuldades em ser vegano é ter que achar receitas que não levem ovos em sua composição por "parecer" dificil de adaptar, afinal não é como leite, creme de leite e condensado que basta trocar pelos seus corespondentes a base de soja e tudo fica (quase) tão lindo e maravilhoso.
Mas podemos sim, nos arriscar e adaptar uma receita originalmente onivora sem muitas manobras mirabolantes, basta saber escolher essas receitas e como adapta-las.
Esteja sempre atento quanto a proporção de farinha usada para cada ovo. Escolha receitas que levem apenas 1 ou 2 ovos e pelo menos 200 gramas(2 xícaras) de farinha.

Nem sempre a função de um ingrediente em uma receita é a mesma na outra, atentar a essa caracteristica também é de extrema importância para o sucesso da adaptação.
Num bolo, os ovos têm duas funções básicas: ligar os ingredientes e dar ao bolo uma consistência leve.
As substituições abaixo servem para a maioria das receitas para bolos que levam poucos ovos.
Sempre misture os ingredientes molhados que a receita leva.

PARA BOLOS COMUNS- Substitua cada ovo por:
* 2 colheres de sopa de leite
* ½ colher de suco de limão
* ½ colher de bicarbonato de sódio

PARA BOLOS DE TABULEIRO- Substitua cada ovo por:
* 2 colheres de sopa de leite ou de creme de leite
* 1/4 de colher de chá de fermento em pó

Substitua a manteiga por:* o mesmo peso em óleo de arroz, girassol ou milho

Para BOLOS DE FRUTAS -Substitua cada ovo por:
* 1 colher de sopa de farinha de soja
* 1 colher de chá de araruta
* 2 colheres de soja de água

Para EMPANAR ( ótima substituição da clara de ovo para salgadinhos)

Faça um mingau leve de água com farinha de tapioca. Quando estiver frio mergulhe o salgadinho, ou legume, passe no pó ( farinha) de rôsca e frite.
(Fonte: http://gratisdietanatural.blogspot.com/)

Gosminha de linhaça

Texto retirado do blog "Coisinhas Veganas" , escrito por Carla Pitta.
http://coisinhasveganas.blogspot.com/

"A 'gosminha de linhaça' serve pra dar liga, substituindo o ovo nas receitas.Preparar é bem fácil:-1 colher de sopa de linhaça triturada no liqüidificador até formar um pó grosso.Misturar com 2 colheres de sopa de água quente e deixar descansar por 3 minutos, formará uma "papinha" que ajuda a dar liga. A linhaça é rica em ômega 3."

Lecitina de soja:

A lecitina de soja como substituta de ovos em receitas foi descoberta a pouco tempo por uma amiga, também da comunidade vegetariana, Thays.
Segundo ela basta adicionar 1 colher de sobremesa de lecitina para cada ovo, a princípio a lecitina apresenta um cheiro caracterisco acentuado, mas depois de pronto o bolo, não se vê sinal da dita.

...
Pessoal este post ainda está em contrução, pretendo buscar mais informações sobre substituições, inclusive não só de ovos, e organizar tudo aqui.
No índice de receitas estará sempre anotado qual foi a ultima atualização dos post para facilitar a vida de todo mundo certo!?

Boas Aventuras!!
Um Abraço!

3 comentários:

Mariana Valentim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Valentim disse...

Oi, tudo bem? Eu já estive aqui algumas vezes, mas não me recordo se deixei um comentário. De todo modo, gostaria de agradecer por inserir o meu site, a Banana Pop, nos teus links :)
Um grande beijo e parabéns pelo espaço.

Laila Gama disse...

Imagina! Faz tempo que estava pra colocar o banana pop e outros sites nos meus links, mas sou muito preguiçosa! ^^
Me divirto muito com seus textos!

Outro beijo! e Obrigada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails